Psicoterapias

T.C.C - Terapia Cognitiva Comportamental

É um tratamento psicoterapêutico que se propõe a ajudar o paciente identificando nele padrões de pensamentos, crenças e hábitos disfuncionais que, por sua vez, têm influência negativa em seus comportamentos e suas emoções. Após reconhecer esses padrões, o terapeuta pode auxiliar a pessoa e encontrar novas possibilidades de pensamentos para lidar de forma mais assertiva com as situações. Essa terapia acredita que é possível modificar a crença distorcida das coisas, por meio de treino e pensamentos funcionais. O paciente aprende a reagir aos estímulos do meio….

A TCC pode atuar em várias questões emocionais e também em quadros psiquiátricos como :
Depressão, transtorno bipolar, síndrome do pânico e ansiedade, disfunções sexuais, anorexia nervosa, bulimia, esquizofrenia, TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), TEPT (transtorno do estresse pós-traumático), fobias e problemas do impulso…

Técnicas utilizadas

A TCC incorpora diversas estratégias voltadas para alterar o pensamento, o humor e o comportamento do paciente. Como cada caso é único, as técnicas podem ser variadas, dependendo da necessidade pessoal, gerando assim melhores resultados. As mais usadas são: registros de pensamentos automáticos, diários de emoções, questionamentos na sessão, treino de comunicação para melhorar o repertório de habilidades conversacionais, simulações de situações, análise do pensamento real e imaginário, troca de papéis, exposição e prevenção de resposta e relaxamento…

Há respaldo da ciência em sua eficácia?

Sim. É a terapia com maior número de ensaios clínicos que demonstram sua efetividade. Para se ter uma ideia, um estudo realizado por pesquisadores da University College London e publicado no periódico Current Biology revelou que a TCC afeta o volume e a atividade do cérebro. O tratamento reduziu o tamanho da amígdala, região do cérebro associada à manifestação das emoções —quanto maior seu volume, nos casos de ansiedade social, maior a severidade dos casos.

Quer saber mais sobre como funcionam as sessões de TCC e como podem auxiliar na manutenção da saúde mental? Então, entre em contato com a nossa equipe. Ou já agende a sua consulta pelo WhatsApp (13) 97424-3941.

Psicanálise​

É um segmento clínico teórico cujo foco é explicar como a mente humana funciona, auxiliando no tratamento de neuroses e distúrbios mentais. A psicanálise tem como objeto de estudo a relação entre os comportamentos, desejos inconscientes e sentimentos vividos pelas pessoas.

Foi Sigmund Freud que criou a teoria da psicanálise ou, como também é chamada, “teoria da alma”. Segundo Freud, muitos processos psíquicos da mente estão em estado inconsciente.

Todos os instintos reprimidos, desejos e lembranças estão armazenados no inconsciente e, por meio de técnicas de associações, aplicadas pelo psicanalista, é possível analisar e descobrir, por exemplo, as motivações de determinadas neuroses ou a explicação para alguns comportamentos peculiares dos pacientes.

Quais são as aplicações clínicas da psicanálise?

Em sessões de escuta atenta, o psicoterapeuta faz uma relação entre os pontos indicados pelo paciente — em uma breve apresentação dos conflitos mentais que o mesmo evidenciou —  e aspectos identificados pelo próprio profissional. Dessa maneira, o paciente é incentivado a ressignificar questões formadas por lembranças.

Em outras palavras, por meio da psicanálise, a pessoa pode obter conhecimentos essenciais sobre a parte inconsciente de sua mente, o que pode ajudar na compreensão de conflitos internos e sentimentos. Sendo assim, esse tipo de terapia é indicado para qualquer indivíduo que queira — através do autoconhecimento — entender porque tem determinados comportamentos e emoções.

Ao conversar com o paciente, o psicoterapeuta ajuda a identificar as causas que o levam ao aparecimento de sintomas de: depressão; ansiedade; dificuldades sexuais; mudanças; drásticas de humor; sentimentos de isolamento; infelicidade constante; dificuldade de concentração; preocupação excessiva; auto-estima baixa; comportamentos autodestrutivos, como abuso de álcool e drogas; entre outros transtornos.

Lembrando que, independentemente da aplicação da psicanálise, o paciente deve seguir as recomendações de seu psiquiatra e, em muitos casos, fazer uso de medicamentos que ajudarão em seu tratamento.

Quer saber mais sobre como funcionam as sessões de Psicanálise e como podem auxiliar na manutenção da saúde mental? Então, entre em contato com a nossa equipe. Ou já agende a sua consulta pelo WhatsApp (13) 97424-3941.

Logoterapia​

Concebida pelo psiquiatra Viktor Frankl, a Logoterapia é uma linha teórica cuja finalidade é ajudar o indivíduo a encontrar um sentido para a existência humana, ou seja, uma das buscas que permeia a humanidade desde o princípio dos tempos.

Ao lado das linhas teóricas da Psicanálise de Freud e a Psicologia Individual de Adler, a Logoterapia fecha a tríade de pensamento, já que acabou se tornando a Terceira Escola de Psicoterapia. O autor, que já havia iniciado a base teórica da Logoterapia anteriormente, pode vivenciar sua eficácia no período em que sobreviveu a quatro campos de concentração, durante a Segunda Guerra. Após sua libertação passou a escrever com muita propriedade sobre a mesma.

Em resumo, como evidenciado acima, a Logoterapia afirma que o ser humano tem uma forte necessidade em dar sentido à vida. Assim, pode-se afirmar que a “vontade de sentido” é ainda mais forte do que a força motivadora de cada indivíduo.

Essa linha de pensamento não impõe um sentido universal à vida. Ela dá flexibilidade para compreender e moldar a vida de maneira única e relevante para cada ser humano.

Quais as consequências de uma vida sem sentido?

Ao longo da história, a Logoterapia tem identificado que as pessoas que não têm uma busca por sentido são mais suscetíveis a serem atormentadas por problemas psicológicos e até mesmo físicos.

Isso acontece porque a frustração da falta de um sentido para a própria vida se volta à própria mente e corpo. O sintoma evidente é a agressão, visto que o indivíduo encontra-se em um estado sensível devido à falta de uma função.

A depressão também pode tomar conta da vida da pessoa, reduzindo ainda mais a sua capacidade de procurar por um objetivo. Se o quadro existencial não for tratado, o indivíduo pode nutrir distúrbios neuróticos e tendências suicidas. Além disso, doenças psicossomáticas podem surgir.

Como é feita a Logoterapia?

Uma sessão terapêutica de Logoterapia pode ser feita por meio de um contato individual entre o paciente e o terapeuta ou de maneira mais coletiva. Por exemplo, ela se encaixa perfeitamente em uma leitura plural, agregando várias pessoas ao mesmo tempo, como em grupos de apoio nos quais é possível levantar e fomentar diferentes perspectivas de vida.

Por fim, vale mencionar que um grupo terapêutico também oferece a possibilidade de que esse sistema de teoria seja incluído na forma de pensar de cada indivíduo. Isso, somado a uma terapia mais convencional, como a psicanálise, pode ser uma maneira eficiente de ajudar o paciente a ressignificar sua própria vida.

Quer saber mais sobre como funcionam as sessões de Logoterapia e como podem auxiliar na manutenção da saúde mental? Então, entre em contato com a nossa equipe. Ou já agende a sua consulta pelo WhatsApp (13) 97424-3941.

Hipnoterapia (Hipnose Clínica)

A Hipnose sozinha não é uma terapia, mas sim uma ferramenta terapêutica que potencializa e agiliza os processos terapêuticos. A Hipnose pode ser utilizada na Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), na Psicanálise, na Logoterapia ou em qualquer abordagem psicoterapêutica. Sendo assim, a Hipnoterapia (Hipnose Clínica) é a utilização da Hipnose em um processo psicoterapêutico.

Aqui no Instituto Brasileiro de Neuropsicologia (IBN), dispomos de profissionais da área da saúde que são especialistas em Hipnose Clínica, experientes e capacitados para utilizar essa incrível ferramenta terapêutica para auxiliar nossos pacientes de forma muito mais breve e assertiva.

Quer saber mais sobre como funcionam as sessões de Hipnoterapia (Hipnose Clínica) e como podem auxiliar na manutenção da saúde mental? Então, entre em contato com a nossa equipe. Ou já agende a sua consulta pelo WhatsApp (13) 97424-3941.

Terapia de Casais

O que é a Terapia de Casal?
É uma das modalidades clínicas que mais tem se popularizado com o decorrer dos anos, cuja finalidade é contribuir com a resolução de conflitos entre os cônjuges, abrindo margem para uma comunicação mais assertiva e reflexiva, além de melhorar o alinhamento entre as expectativas do casal

Como funciona a Terapia de casal?
O terapeuta atua de modo que consiga ampliar a visão do casal sobre o relacionamento, ajudando os parceiros a identificarem padrões previamente estabelecidos e propiciando o diálogo que, em grande parte dos casos, não ocorre no cotidiano. Buscando gerar ou restaurar a conexão entre o casal.
No inicio da terapia é realizada uma anamnese do histórico de vida do casal para identificar traumas, mágoas e queixas específicas de cada um dos cônjuges, como também os pontos positivos, ou seja, os motivos que uniram o casal. Então, é elaborado um plano terapêutico que atue nas especificidades identificadas, oferecendo um conjunto de ações para gerar conexão entre os cônjuges e a restauração do seu casamento.
A terapia ocorre com consultas individuais para cada cônjuge e sessões em conjunto com a participação de ambos.

Quer saber mais sobre como funcionam as sessões de Terapia de Casais e como podem auxiliar na restauração ou manutenção do seu relacionamento? Então, entre em contato com a nossa equipe. Ou já agende a sua consulta pelo WhatsApp (13) 97424-3941.

Prevenção, Diagnóstico e Tratamentos Psicológicos

Agende agora mesmo uma consulta com um de nossos especialistas!